Apaixonada por organização

Sou Técnica em Enfermagem Socorrista com especialidade em Instrumentação Cirurgica, apaixonada por organização. Desde então sempre busquei conhecer mais essa área, ate ser apresentada ao Método Reorganize da renomada Priscila Sabóia, conhecida no programa É de Casa da Rede Globo, seguindo métodos da Marie Kondo e terapeuta em Feng Shui.

Conheça o Método KonMari e seus benefícios

imagem - internet

O Método KonMari é uma maneira simples, inteligente e eficaz de eliminar a bagunça de vez. Comece descartando coisas. Em seguida, organize o ambiente inteiro. Se você adotar essa estratégia, a desordem nunca mais voltará a se instalar.

Embora o método contradiga o senso comum, todos aqueles que aplicaram conseguiram manter a casa em ordem e obtiveram resultados surpreendentes. Ter uma casa bem arrumada influencia positivamente todos os aspectos da vida – inclusive o trabalho e as relações familiares.

Organizar a casa resulta em uma nova maneira de pensar e viver. Por quê?

Resposta:  quando você põe a casa em ordem, também organiza suas questões do passado. A consequência é que você passa a distinguir com mais clareza o que é essencial e o que é inútil, assim como o que deve e o que não deve fazer.

Como mencionei, quem usa o Método KonMari nunca mais volta a ser desorganizado, ou seja, a pessoa consegue manter os ambientes em ordem. Em outras palavras: A raiz do problema está na sua mente. O sucesso depende 90% da sua forma de pensar.

A conscientização da pessoa e seu estilo de vida são infinitamente mais importantes do que qualquer habilidade para organizar as coisas. A arrumação depende de valores pessoais ligados ao modo como cada um deseja viver.

Todo mundo gosta de estar em um ambiente arrumado – mas nem todos acreditam que seja possível mante-los assim. No entanto, estou convencida de que qualquer pessoa é capaz de manter seu espaço em ordem. Para isso, é fundamental rever seus hábitos e suas convicções.

Costumo ouvir coisas como “eu sou bagunceiro por natureza”, “não consigo”, “não tenho tempo”. “Mas a desorganização não é um traço genético e não tem nada a ver com falta de tempo; é o resultado de crenças equivocadas sobre a organização, como estas: “é melhor arrumar um cômodo por vez”, “o certo é fazer um pouco a cada dia” ou ainda” a arrumação das coisas deve começar por onde há mais circulação na casa”.

A prática do Feng Shui funciona assim também: apenas quando a casa toda está em ordem é que os móveis e objetos exercem o poder.

Depois de conhecer a sensação de ter uma casa arrumada, seu mundo parecerá melhor e você não voltará mais a bagunça. Você não apenas deixará de ser desorganizado; terá, na verdade, um novo começo na vida.

Quem nunca aprendeu a organizar não tem como fazê-lo.

Digo que minha função é ensinar a arte da organização.

Quantos pais ensinaram os filhos a limpar e arrumar?

Resposta: um estudo sobre esse tema revelou que menos de 0,5% dos entrevistados respondeu que os pais mandavam arrumar o quarto, mas eles mesmos nunca aprenderam a fazer isso.

Arrume direito e de uma só vez.

Não tente arrumar a casa toda de uma vez só. O melhor é arrumar um pouco por dia. No momento em que você começa a se desfazer de coisas e a mudar os móveis de lugar, o ambiente muda. É bem simples. Se realmente fizer um esforço para colocar a casa em ordem, terá feito uma arrumação completa. O efeito rebote acontece porque as pessoas acreditam que arrumar absolutamente tudo, quando na verdade apenas guardaram as coisas. Organizar é mais que isso. Se você fizer da maneira certa, conseguirá manter o ambiente em ordem para sempre.

Arrume um pouco a cada dia e acabará fazendo isso para sempre

Mudar os hábitos adquiridos ao longo dos anos é extremamente difícil. Não dá para fazer isso sem antes modificar a forma de pensar – o que também não é nada fácil.

A organização promove resultados visíveis. O maior segredo do sucesso é: se você arrumar tudo de uma vez só, em vez de fazer isso aos poucos, pode mudar radicalmente sua maneira de pensar. Esse método influencia suas emoções e seu estilo de vida.

Livrar-se de toda bagunça quando inicia a maratona de arrumação é vital para evitar o efeito rebote.

Quando as pessoas falham é porque não conseguiram mudar de postura. Mesmo que estivessem inspiradas no inicio, não conseguiram manter a motivação ao longo do processo e seus esforços foram por água abaixo. A raiz do problema está no fato de não ser capazes de enxergar os resultados nem sentir seus efeitos. É exatamente por isso que é necessário obter resultados palpáveis de imediato. Aplicando o método correto com auxilio de um profissional e concentrando seus esforços na eliminação completa da bagunça num curto período de tempo, você cera resultados instantâneos que lhe darão força para manter tudo em ordem sempre.

Busque a perfeição sim

Organizar é uma atividade muito simples. O trabalho envolve basicamente duas ações: decidir se vai ou não jogar algo fora, e depois definir onde guarda-lo. Se você é capaz de fazer essas duas coisas, pode sim alcançar a perfeição. Você só precisa olhar para um item de cada vez e pensar no que fazer com ele. Não é difícil arrumar com perfeição. Qualquer um pode fazer isso e essa é a única solução se você quiser evitar o efeito rebote.

Assim que começar, sua vida vai mudar

Muitas pessoas sentem a necessidade de limpar e arrumar quando estão sob pressão. Mas isso não ocorre porque desejam arrumar o quarto, e sim porque precisar colocar o cérebro em ordem.

A confirmação dessa teoria é o fato de que, passado o momento de crise, a necessidade de organização sai de cena.

Pense num quarto bagunçado. Ele não se desarrumar sozinho. Você é quem faz a bagunça. Há um ditado que diz que um quarto desorganizado reflete numa mente desorganizada. Arrumar o quarto não vai acalmar sua mente. Pode até proporcionar certo alívio, mas isso não vai durar muito tempo, porque você não enfrentou a verdadeira causa da sua ansiedade.

Tente descobrir o que esta incomodando. Analise o que você esta sentindo. Você acabará identificando as questões que inconscientemente vem evitando e será forçado a lidar com elas. Quando iniciar a arrumação, vai se sentir inspirado a fazer ajustes em sua vida – e é ai que ela vai começar a mudar. É por isso que você deve se dedicar a tarefa de colocar a casa em ordem rapidamente, para ter a chance de enfrentar as questões que de fato são importantes. A organização é uma ferramenta, não o objetivo final. Sua meta deve ser adotar um novo estilio de vida assim que sua casa estiver organizada.

Estou a sua disposição, entre em contato pelo Instagram: apaixonada_por_organizacao.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--