Governos

Serviço de Acolhimento faz primeira capacitação com candidatos a Família Acolhedora

Assis Chateaubriand realizou a I Capacitação para os candidatos à família acolhedora e a quem apresenta interesse em ampliar as discussões sobre o assunto. Nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho, no 1º módulo, a temática abordada possibilitou aos participantes contextualizar a Política Nacional de Assistência Social, com uma breve explanação sobre a organização e execução do Serviço de Acolhimento Institucional versus Família Acolhedora (Estatuto da Criança e do Adolescente Nº 8069/90).

 

No 2º módulo foi tratado sobre o processo de chegada e saída da criança e adolescente do acolhimento institucional, como se dá a separação da família de origem no ato do acolhimento e a singularidade que permeia a estrutura da Casa Lar.

 

Na semana seguinte, a apresentação contemplou a operacionalização jurídica e a atuação da equipe de apoio do judiciário, abordando as quatro funções básicas de cuidado de uma família, bem como o Termo de Guarda, o que é a Destituição do Poder Familiar, a Reintegração Familiar e o Processo de Adoção.

 

Para fechar as atividades do evento, foi apresentado no último encontro as etapas do desenvolvimento da criança e do adolescente, as novas configurações familiares, a construção de vínculos e o rompimento dos laços afetivos.

 

A capacitação contou com apoio de toda a Rede de Proteção do Município, com o propósito de capacitar o maior número de pessoas que desejem integrar em seus lares uma criança ou adolescente que necessite provisoriamente de uma medida de proteção.

Os interessados em se tornar uma Família Acolhedora ou em conhecer mais sobre o Serviço de Acolhimento podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--